segunda-feira, 2 de abril de 2012

Uso do celular no volante é a 4ª infração mais cometida no RN, diz Detran

Um grande amigo nas horas mais urgentes e um vilão do trânsito. O celular, um dos aparelhos mais usados no mundo, sempre foi alvo de polêmicas quando o seu uso se dá ao volante. Como se não bastasse, são muitos os usuários que aumentam a distração utilizando-se de ferramentas disponibilizadas no aparelho, como aplicativos e as redes sociais. De acordo com o Departamento de Estatística do Detran-RN, essa é a quarta infração mais cometida no estado. Só no ano passado, foram registradas 8,5 mil multas por dirigir com celular ao volante, correspondendo a 5% do total de multas aplicadas em 2011.

Embora comum, o ato de utilizar o celular durante o deslocamento pode causar sérios acidentes para motoristas e até mesmo pedestres, que correm o risco de serem atropelados ao atravessarem ruas falando ao aparelho. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, mostrou que falar ao celular causa, no motorista, o mesmo efeito de quatro doses de bebida alcoólica. É o que confirmam os diferentes motoristas e pedestres entrevistados pelo Diário de Natal/ O Poti.

Conversando com motoristas que passam o dia inteiro dentro do carro, é impossível não ouvir relatos de escorregadelas ao celular enquanto dirigem. "Afinal passamos o dia inteiro ao volante e muitas vezes é um cliente ligando e pedindo uma corrida", explica o taxista Estanislau Kostka, de 70 anos. O taxista confessa que o uso do celular enquanto dirige prejudica os seus reflexos, pois transporta a sua mente para outro espaço. "Os meus olhos estão na estrada, mas a minha mente está processando a conversa ao telefone. É difícil manter a concentração", explica.


Luís Araújo, de 42 anos, também diz se utilizar do telefone quando se trata de alguma urgência, porém conhece os efeitos do uso do celular ao volante e, mesmo com a correria do dia-a-dia, evita ao máximo o seu uso enquanto dirige o seu táxi. "Não dá para usar o celular sem pensar no risco que você está acometendo à sua própria vida, dos outros motoristas ou numa multa que você pode ganhar de presente", brinca Luís.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso do celular ao volante é infração média, com penalização de quatro pontos da carteira e passível de uma multa no valor de R$85,13. Para piorar a situação dos distraídos de plantão no trânsito natalense, o uso de Facebook ou Twitter no celular é uma cultura que começa a ganhar força entre os motoristas potiguares. Não importa a classe social: é freqüente encontrar pessoas que estão dando aquela "espiadinha" na última postagem ou publicação feita pelos "net friends".

É o caso de Evanildo Sousa. O barmen de 33 anos retrata que já aconteceu de parar em sinais vermelhos e não resistir para dar aquela "acessada" no Facebook. "Acabamos ficando distraídos. Não dá tempo, uma vez que os minutos na internet passam bem mais depressa. É quase certo você levar aquela buzinada ou atrasar o trânsito. E tem vezes que você arranca, mas ainda sai cutucando o aparelho. Aí a situação fica mais perigosa", reconhece.

Mas não é somente com os condutores de automóveis ou veículos que o risco do uso do celular predomina. O aparelho é perigoso até para as pessoas que estão caminhando tranqüilamente pelas calçadas. "Eu estava ainda agora no celular e parada no espaço de um estacionamento. Nem me dei conta de que um carro poderia entrar de vez naquele espaço, nem de que eu estava numa situação perigosa. Falar ao celular realmente tira completamente a sua concentração", diz Francisca Oliveira, de 60 anos.

Atravessando a rua os riscos triplicam. A correria do dia-a-dia gera a desatenção das pessoas e o celular aumenta essa proporção. Joelson Gomes, de 18 anos, disse que quando usava fones de ouvido para escutar música no seu celular foi surpreendido por um carro na Ulisses Caldas, no Centro de Natal. "Foi por pouco".

Celular x Direção

Dirigir falando ao celular é a quarta infração mais cometida no Rio Grande do Norte. Em 2011, 8.492 condutores foram flagrados

Conduzir usando celular é uma infração média (4 pontos na habilitação), com multa de R$ 85,13, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Uma pesquisa da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, concluiu que dirigir falando ao celular é tão perigoso quanto dirigir bêbado. O efeito do uso do celular é igual a de quatro doses de bebida alcoólica

Em análise estatística, o estudo concluiu que motoristas ao celular tem 5,36 vezes mais chance de se envolver em um acidente do que um motorista atento. O mesmo percentual vale para os motoristas bêbados

Três participantes do estudo bateram o carro. Os três falavam ao telefone e nenhum estava bêbado

O levantamento, feito com 40 pessoas pilotando um simulador de carro, também utilizou aparelhos com fones que deixam as mãos livres

Os testes mostraram que os motoristas que falavam ao celular hands-free eram 9% mais lentos para apertar o freio e apresentavam 24% mais desvio nas trajetórias

Eles também eram 19% mais lentos para retomar a velocidade normal depois de uma parada e apresentavam maiores chances de colidir.
Fonte: jeancarlos

Nenhum comentário: