quarta-feira, 4 de abril de 2012

O medo de enfrentar a estrada

Quando eu era pequena, adorava viajar. Entrar no carro e pegar a estrada era sinônimo de diversão. Hoje já não penso assim.

Acredito que por conhecer o funcionamento do trânsito, saber dos reais perigos e ter em mente as estatísticas, viajar virou um pesadelo. E digo o motivo: tenho medo dos outros.

Eu sou uma pessoa respeitadora da legislação, não trafego em alta velocidade, não bebo antes de dirigir e nunca ultrapasso se não tiver certeza de que realizarei esse ato em segurança. O problema é que nem todos agem dessa forma. Por exemplo, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, só no feriado de Páscoa do ano passado, morreram 8.660 pessoas em rodovias federais brasileiras. É um verdadeiro absurdo. Quase um terço do total destas mortes aconteceu devido a ultrapassagens mal sucedidas.

Por este motivo, o Ministério das Cidades lançou uma campanha para a Semana Santa que tem como foco as ultrapassagens. Segundo a assessoria do ministério, o objetivo é “conscientizar o motorista sobre as consequências de suas decisões na condução do veículo tanto para sua vida como para a dos outros”.

Quando entramos no carro devemos ter em mente que somos responsáveis por aqueles que estão em nosso veículo e por todos aqueles que cruzarão o nosso caminho. Então aí vão algumas dicas para tornar a viagem mais segura:

1) Antes de ultrapassar um veículo devemos em primeiro lugar não “colar” no veículo da frente para não perder o ângulo de visão e podermos nos certificar de que há espaço suficiente para a manobra.
2) É necessário conferir pelos retrovisores a situação do tráfego atrás do próprio veículo, não esquecendo os pontos cegos. Se tiver alguém iniciando uma manobra para ultrapassar, devemos facilitar e aguardar outro momento.
3) Se todas as condições forem favoráveis, incluindo potência suficiente do veículo para realizar a manobra, o motorista então deve sinalizar e ultrapassar.
4) O retorno à faixa também é importante, para isso, devemos conferir pelo retrovisor da direita, sinalizar e entrar, procurando não obstruir a via.
5) Outro detalhe importante: é proibido ultrapassar em curvas, túneis, viadutos, aclives, lombadas, cruzamentos e outros pontos que não ofereçam segurança.

Boa Páscoa para todos!!!

Mariana Czerwonka
http://www.blogdotransito.com.br/

Nenhum comentário: