sexta-feira, 24 de julho de 2009

Instrutores de trânsito e peritos serão avaliados

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) decidiu avaliar os conhecimentos dos profissionais do trânsito.
Para isso, publicou na última quarta-feira, 22, a Resolução 321, que torna obrigatório o exame de avaliação de instrutores e examinadores (peritos) de trânsito.
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN) será responsável pela aplicação das provas, seguindo as determinações do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que deverão ocorrer a cada três anos. A data da primeira prova ainda será definida pelo Denatran.
O profissional que não atingir nota igual ou superior a 70 terá seu credenciamento suspenso, até que apresente ao Detran o certificado de participação na atividade de requalificação.
Os exames serão realizados por meio de prova eletrônica, sendo que o Denatran disponibilizará ao Detran sistema informatizado, com banco de questões atualizado, para que os exames sejam gerados randomicamente e aplicados ao universo de instrutores e de examinadores de todo o país.
Essa atividade será composta de 16 horas, sendo 12 horas de Legislação de Trânsito e 4 horas de Didática de Ensino.
A realização da atividade de requalificação ficará a cargo do Detran ou de instituições por eles credenciadas. O instrutor ou o examinador que não fizer o exame também terá o credenciamento suspenso e só poderá exercer a atividade após a apresentação do certificado de participação na atividade de requalificação.
De acordo com o Contran, a avaliação dos instrutores e dos examinadores tem o objetivo de melhorar a qualidade do processo de formação dos condutores, além de aferir o grau de conhecimento desses profissionais, requalificar aqueles que apresentam falha de conhecimento e possibilitar aos órgãos o acompanhamento do nível de qualidade dos serviços prestados à comunidade por esses profissionais.
Com vários anos de experiência, o examinador Valdo Caetano aprovou a medida do Contran. "Tudo que for para melhorar a qualidade do aprendizado dos condutores é bem-vindo", destacou.
Valdo Caetano observou que muitos instrutores se formam, mas depois não se renovam. "Nós trabalhamos com legislação que muda o tempo todo. Então, se faz necessário que o profissional que atua no trânsito se recicle a todo momento".
Valdo destacou que a qualidade do instrutor reflete decisivamente no trânsito, "já que eles são responsáveis pelos futuros condutores. Se o aluno é bem instruído não enfrenta dificuldades para passar no teste prático e ainda será um bom condutor", argumentou.
fonte: Jornal defato

2 comentários:

Anônimo disse...

eu descordo entermos do sr.valdo caetano tu transmite todo teu conhecimento do transito para aluno,e depois quando eles pegam a CNH,eles nãofazem nada do que tú teransmitiu,não fazem uma conversão certa,não fazem sinalização,eu acho que tenque cobrar e do agente de transito não do intrutor,~é cultura do ,eu erá uma pessoa cheia de vícios na direção agora não,agente que tenque se policiar,mas esta juventude não querem nem saber acho que tenque fazer esta atualização,mas tenque fazer para o agente de transito tambem,eles nen sabem oque e aldv

Anônimo disse...

premero tutenque aprender a escrever, pra puder butar um comentaro dece na internetyu.
peramor de Deu home. tu é doido.

Também sou instrutor. Mas, valeu por este comentário. Você