quarta-feira, 8 de junho de 2011

Detran pode cassar duzentas carteiras de habilitação no RN

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está notificando 200 motoristas no Rio Grande do Norte que somaram, em um período de 12 meses, 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os condutores que atingiram a pontuação máxima de infrações de trânsito terão um prazo de 30 dias para se defender a partir da data de recebimento da carta de notificação.

A pena é a suspensão do direito de dirigir durante um período que varia de um a 12 meses, dependendo da gravidade das infrações e da reincidência, de acordo com a Resolução 182/2005 do Contran. Além disso, o motorista deverá se submeter a um curso de reciclagem em uma autoescola.

As notificações são referentes aos primeiros meses deste ano. Em 2009, o número de motoristas que ultrapassaram as 20 notificações chegou a cerca de 1000, enquanto que, em 2010, o esse quantitativo de motoristas foi de 500.

fonte: www.jeancarlos.com.br

domingo, 5 de junho de 2011

Envelhecimento pode afetar as habilidades para guiar um carro

As funções cognitivas, a coordenação, a visão e outras habilidades declinam com o passar dos anos. Na terceira idade, a pessoa deve considerar a possibilidade de parar de dirigir.
A Administração Nacional de Tráfego em Estradas aponta alguns indicadores que podem nortear a decisão de abandonar o volante por não ser mais capaz de guiar com segurança.
1) Se perder em caminhos que percorria com frequência;
2) Aparecimento de riscos e amassados no carro;
3) Ser multado por violar as leis de trânsito;
4) Se envolver em acidentes de carro ou passar perto dessas situações;
5) Receber uma recomendação médica para dirigir menor ou parar de guiar;
6) Ter problemas de saúde que impactam na capacidade de guiar;
7) Usar medicações que interferem na capacidade de dirigir; 8) Dirigir rápido demais ou lento demais, sem razão aparente.
Fonte: IG